terça-feira, 4 de agosto de 2015

Sobre Abraham Kuyper:




Estou impressionada com a vida de Abraham Kuyper, depois dessa biografia, fiquei com ainda mais vontade de devorar seu livro que estou lendo atualmente, intitulado "Calvinismo".
O homem, cristão de tradição calvinista, foi teólogo e filósofo e se envolveu intensamente na áreas acadêmicas e políticas de seu país, a Holanda. Foi líder de um dos principais partidos políticos do país, membro do parlamento por 3 anos e primeiro ministro da Holanda por 4 anos. 
Fundou a universidade livre de Amsterdã, onde trabalhou como administrador e professor. Foi editor de jornais cristãos e, em meio a essa vida intensa de serviço, encontrou tempo para escrever e publicar mais de 200 volumes de profunda substância intelectual. Kuyper. certamente marcou a história da Holanda e da Igreja. 
Enquanto eu me perguntava como um homem consegue tempo e vigor para tantas realizações em sua vida, deparei-me com essa declaração do próprio Abraham:


Um desejo tem sido a paixão predominante de minha vida. Uma grande motivação tem agido como uma espora sobre minha mente e alma. E antes que seja tarde, devo procurar cumprir este sagrado dever que é posto sobre mim, pois o fôlego de vida pode me faltar. O dever é este: Que apesar de toda oposição terrena, as santas ordenanças de Deus serão estabelecidas novamente no lar, na escola e no Estado para o bem do povo; para esculpir, por assim dizer, na consciência da nação as ordenanças do Senhor, para que a Bíblia e a Criação deem testemunho, até a nação novamente render homenagens a Deus.

Um homem com imensos talentos que entregou-se à reconstrução das estruturas sociais de sua terra. Que legado, que propósito de vida! Inspirador, no mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário