sexta-feira, 14 de agosto de 2015

O rio da vida



A vida é como um rio em fluxo. Eventualmente, olhamos para seu ritmo em conduzir as águas e, como habituais obsessivos por controle, tentamos manipular o seu fluxo conforme o que achamos apropriado. “Mais devagar!” diz um. “Mais depressa!” diz outro. “Isso demora muito, vou apressar!”, diz o ansioso. “Isso está rápido demais, preciso adiar”, reclama o procrastinador. E assim tentamos mudar o natural fluxo das coisas, desejamos alterar seu ritmo e impor a ele a nossa maneira, que julgamos ser a melhor, de conduzir as águas. O resultado? Desastres, na certa. Destruímos o que era para ser natural, transformamos em artificial e sofremos as conseqüências – imediatas ou não – dessa atitude.
Eu e você, infelizmente – ou felizmente –não podemos conduzir o fluxo do rio da vida conforme o nosso querer sempre. Os imprevistos estão aí como prova disso.
Contudo, podemos e necessitamos entregar nossa compulsão por controle Àquele que possui em suas mãos o total controle do fluxo, ritmo, forma, início e fim do rio da vida.O medo e a ansiedade podem ser sintomas de quem percebe que não consegue controlar totalmente o rio, conforme o seu querer. Confiança e alegria são efeitos naqueles que souberam entregar o controle – ou reconhecer isto – ao Senhor de tudo.
Olhe para os lírios do campo, disse Jesus, e aprenda com eles. Eles não trabalham, não controlam com sua força absolutamente nada, contudo, podem descansar dia após dia na certeza de que o Seu Criador mantém em Seu controle o fluxo de tudo ao seu redor. Concordo com C.S. Lewis quando diz que talvez o nosso desafio seja fazer pela razão o que eles fazem sem ela.



Nenhum comentário:

Postar um comentário