quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Estudo sobre Calvinismo e Cosmovisão - Parte 1




Enquanto leio o livro “Calvinismo”, de Abraham Kuyper, senti a necessidade de compartilhar um pouco do que é o calvinismo como um sistema de vida, uma cosmovisão, ou ainda, um estilo de vida cristã. Então, começaremos com duas perguntas básicas para entendermos melhor esse estudo:

O que é calvinismo nessa concepção?
O calvinismo historicamente falando é o canal pelo qual a reforma protestante se expandiu. Filosoficamente ele é o conjunto de pensamentos que influenciou o estilo de vida de muitos. Politicamente é a ideia que garantiu liberdade às nações, como Holanda e Estados Unidos.

“A convicção de que o todo da vida do homem deve ser vivido como na presença divina tem se tornado o pensamento fundamental do Calvinismo. Por esta ideia decisiva, ou melhor, por este fato poderoso, ele tem se permitido ser controlado em cada departamento de seu domínio inteiro. É a partir deste pensamento-matriz que nasce o sistema de vida abrangente do Calvinismo.”

Por que o autor usa o termo “Calvinismo” ao invés de “Protestantismo”?
Lutero pode ser interpretado sem Calvino, mas Calvino não pode ser interpretado sem Lutero. É notável e reconhecida a importância de Lutero na história do Cristianismo, por isso, Calvino colhe o que Lutero começou a semear. Quanto à soteriologia, Lutero defende a salvação exclusivamente pela fé, mas ainda mantém o pensamento da importância da igreja entre Deus e o homem, como mestre mediando esta relação, ainda muito ligado a doutrinas romanistas. Calvino é o primeiro a procurar a igreja nos homens. Calvino amadurece sistematicamente o pensamento de Lutero, por isso o autor prefere o termo "calvinismo".

“O Luteranismo restringiu-se a um caráter exclusivamente eclesiástico e teológico, enquanto que o Calvinismo coloca sua marca na Igreja e fora dela, sobre cada departamento da vida humana. Por isso, em lugar algum o Luteranismo é citado como o criador de uma forma peculiar de vida; até mesmo o nome de “Luteranismo” quase nunca é mencionado; enquanto que os estudantes de História com crescente unanimidade reconhecem o Calvinismo como o criador de uma cosmovisão inteiramente própria.”

Longe de cultuar homens, o calvinismo dispensa o culto aos heróis, pois, interpreta que Alguém maior do que os heróis tem feito sua obra aqui: Deus.

Segundo Abraham Kuyper, existem quatro principais sistemas de pensamentos que têm influenciado as atuais civilizações, que são: O Romanismo, o Islamismo, o Paganismo e o Calvinismo.

Para Kuyer, o romanismo e o islamismo possuem uma unidade de pensamento em suas constituições e isso acaba garantindo aos seus fiéis um sentido para onde ir, são formas de pensamentos expansivas que abrangem todas as esferas de vida de seus seguidores. Já o protestantismo não possui essa unidade, logo ficamos como quem vaga pelo deserto sem saber para onde ir. Essa falha em constituir-se como um sistema de vida, tem dado abertura para o panteísmo, nas nações protestantes, clamarem cada vez mais por espaço nas esferas de vida da sociedade, inclusive na teologia, querendo derrubar a tradição cristã e substituí-la por um “budismo moderno”. 

Ao contrario dos nossos pais apostólicos, que lutavam por causa da glória de Deus e por um cristianismo purificado, os homens hoje [inclusive cristãos], influenciados pelos pensamentos que nasceram com a revolução francesa e com a filosofia alemã, lutam pela glória do homem. Substituíram o pensamento humilde do Gólgota por um pensamento orgulhoso que leva os homens ao “culto a heróis”. Torna-se urgente e necessária um sistema de vida intrínsecamente cristão, que resgate o puro e simples cristianismo.

Como uma eficaz forma de combater as ideias pagãs e modernistas, precisamos estabelecer uma unidade na concepção de vida, na forma como enxergamos o mundo, precisamos ultrapassar o dualismo vida religiosa x vida secular. Mas, com um protestantismo vago, sem rumo, não conseguiremos. O calvinismo resgata essa essência de vida cristã e, semelhantemente ao romanismo que difundiu seu pensamento na civilização ocidental, podemos dar uma resposta aos ataques do paganismo e modernismo.

Nas palavras de Kuyper:

"E por que nós, cristãos, estamos tão fracos diante deste Modernismo? Por que constantemente perdemos terreno? Simplesmente porque estamos destituídos de uma igual unidade de concepção da vida, somente isto poderia habilitar-nos com irresistível energia para repelir o inimigo na fronteira. Esta unidade de concepção da vida, contudo, nunca será encontrada num conceito vago do Protestantismo, envolvido em todo tipo de caminhos tortuosos; todavia, vocês o encontram naquele poderoso processo histórico, o qual o Calvinismo cavou seu próprio canal para o poderoso curso de sua vida. Apenas por essa unidade de concepção como dada no Calvinismo, vocês na América e nós na Europa, poderíamos ser capazes, uma vez mais, de tomar nossa posição ao lado do Romanismo, em oposição ao Panteísmo moderno. Sem essa unidade de ponto de partida e sistema de vida devemos perder o poder para manter nossa posição independente, e nossa força para resistir deve declinar."

Como provar que o calvinismo possui uma resposta cristã completa contra os ataques do paganismo, trazendo um sistema de vida único, abrangente e expansivo, assim como o romanismo, o islamismo, o paganismo e o modernismo possuem? Avaliando quais são as condições que caracterizam esses sistemas como sistemas gerais de vida. Estas condições podem ser divididas em três relações fundamentais para a vida humana, a saber: relação com Deus, relação com o homem e relação com o mundo (o que chamamos na teologia reformada de decreto espiritual, social e cultural). Nos próximos estudos abordaremos cada uma dessas relações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário