terça-feira, 4 de agosto de 2015

Equilíbrio, um enfeite no pescoço




Eu gosto de pensar sobre ética e virtude segundo Aristóteles, já que para o filósofo toda ação humana tende ao excesso ou a falta, no entanto, a verdadeira virtude encontra-se no equilíbrio. Por exemplo, o excesso de coragem é a temeridade, a impulsividade. A falta de coragem é a covardia. Ambas são consideradas vícios. É preciso buscar o equilíbrio, que é a virtude, ou seja, a coragem em si. A virtude do bom senso, do equilíbrio, leva-me a acreditar que todo e qualquer extremismo é vicioso, egocêntrico e cego. Contudo, buscar a virtude é saber ver com os próprios olhos e com os olhos dos outros. 
Levo comigo os sábios conselhos de meu Pai: "Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço..."(Provérbios 3:21-22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário