sábado, 20 de junho de 2015

Não tenha medo de ser feminina




Muitas mulheres têm pavor de serem femininas por acharem que expor esse lado para todos pode transmitir uma imagem de mulher frágil, muito focada na aparência, que não pega no pesado para não quebrar a unha e que precisa dos homens para qualquer coisa.
Para fugir desse rótulo, acabam se tornando do tipo “cabra macho”: aquela que vai à luta e não perde tempo com reclamações. Para mostrar que é forte e não tem medo de nada chega até a ser grosseira.
O que esses dois tipos não entendem é que os extremos não valorizam a capacidade que somente as mulheres têm: a de ser delicada e forte ao mesmo tempo. É ela que nos diferencia dos homens.
A consultora de Etiqueta e Marketing Pessoal Ligia Marques ressalta que o conceito de feminilidade hoje em dia é confundido com fraqueza.
“O movimento feminista leva qualquer comportamento mais delicado de uma mulher ou uma atitude gentil de um homem ao patamar de ‘incitação ao machismo’. Ser feminina é ter atitudes delicadas, firmes e autênticas ao mesmo tempo e na medida certa. Não tem nada a ver com a imagem de uma mulher necessariamente frágil.”, destaca.
A escritora Núbia Siqueira, salienta que a voz mansa, os acessórios cor-de-rosa, os vestidos e laçarotes não são indícios de que uma mulher é feminina. “Ser mulher tem um encanto enorme que está associado a um comportamento bonito, natural e diferente ao comportamento que o homem tem.
Vemos hoje mulheres que, para provar que são fortes, incorporaram o comportamento bruto masculino, como a rudeza, os palavrões, o autoritarismo, a agressividade, cara amarrada, frequência a bares, as bebedeiras e muitas outras coisas.”
É perfeitamente possível ser uma mulher forte sem ter um comportamento masculinizado.
As novas atribuições da mulher moderna não querem dizer que tenha que deixar de lado aquilo tudo que a faz diferente dos homens. Saber conciliar a feminilidade com as exigências de uma postura mais enérgica é o segredo das mulheres que têm sucesso em todas as esferas”, explica a consultora Lígia Marques.
Ela aproveita para dar duas dicas essenciais para quem quer explorar mais a feminilidade. “Não procure imitar atitudes masculinas e não se importe com críticas que dizem que você é muito feminina. Seja autêntica e use isso a seu favor.”
A escritora Núbia Siqueira também concorda que o segredo da feminilidade se concentra no comportamento. “A mulher chama atenção de forma positiva ao ser e ter aquilo que o homem não tem. Ou seja, ela consegue ser gentil, sensível às necessidades das pessoas, tem um olhar mais doce, um tom de voz agradável, é educada, discreta, etc. Investir em valores como a feminilidade, discrição e educação faz você tornar-se notável e praticamente singular em uma geração de tão baixos padrões”, conclui a escritora.

Núbia Onara


Nenhum comentário:

Postar um comentário