terça-feira, 2 de junho de 2015

Dez traços de uma mulher piedosa







O que é ser uma mulher piedosa? Você tem uma mulher de Deus em sua vida? Uma mulher de Deus não é perfeita, ela está aprendendo a se abrir e  a ter confiança em seu Salvador. O nível de sua piedade não se baseia em comparações com outras mulheres (nem mesmo com a mulher de Provérbios 31), mas sim no seu compromisso pessoal com Jesus Cristo. Eis então, 10 traços que fazem - ou devem fazer - parte da personalidade de uma mulher que almeja ser piedosa:

1) Demonstrar uma íntima familiaridade com a Palavra de Deus

"O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra que procede da boca de Deus." (Mateus 4.4)

Você deve revelar a mulher piedosa que há em você nos pensamentos, palavras e conselhos que dá baseados na Bíblia e não em sua opinião. Você não precisa desperdiçar tempo falando das escrituras apenas para mostrar quão experiente e espiritual que você é, mas sim equilibrar fé e ações, sobre a palavra de Deus.
Saber ter respostas bíblicas para os desafios do dia-a-dia, é fundamental para qualquer cristão. E, uma mente em conformidade com a Palavra de Deus, só é formada através do estudo e da prática das Escrituras. Teologia não é coisa de pastor, ou de homem, apenas, mas é "coisa" de cristão maduro que ama o Senhor com todo seu coração e tem o desejo de expor Sua Verdade sabedoria e amor. 

2) Demonstre calma e tranquilidade de espírito


"Pelo contrário, esteja no ser interior, a beleza imperecível de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor aos olhos de Deus ."
 (1 Pedro 3.4)

Não retorça as mãos freneticamente nos momentos inesperados. Como uma mulher temente a Deus você tem a paz interior do Espírito Santo para te confortar, orientar e ensinar quando tudo parece estar fora de controle. Você aprende a colocar suas preocupações ao pé da cruz e deixá-las lá. Ter a plena confiança no fato de Deus estar no controle de absolutamente tudo em nossa vida, e saber que nada foge de Sua permissão, acalma nosso espírito e torna-nos mansas e tranquilas diante das adversidades do dia-a-dia, pois sabemos que Ele, apesar de qualquer coisa, está onde sempre esteve e estará: Em Seu trono de glória. 

3) Ser coberta de coragem e força


"Seja forte e corajoso. Não tenha medo; não desanime, pois o Senhor seu Deus, estará com você onde quer que você vá. " (Josué 1.9)

Como a nossa cultura despenca pela ladeira escorregadia do mundanismo e da imoralidade, você está confiante em seu Soberano Deus, e sabe que todas as coisas cooperam para o bem. (Romanos 8.28) Você se recusa a deixar o medo invadir seus pensamentos ou sentimentos, constantemente lembrando-se da promessa de Deus, de nunca te deixar. Que a força e a honra sejam os teus vestidos. 

4) Seja implacável em oração e intercessão

"Orai sem cessar." (1 Tessalonicenses 5.17)

Precisamos de mulheres piedosas para agarrar fervorosamente a lição de Jesus como a mulher Cananéia em Mateus 15.21-28. Se recusam a deixar que as circunstâncias ditem o resultado final  da fé. Como uma mulher de Deus, você nunca vai desistir de orar para os que tem corações duros ou necessidades mais profundas.

5) Seja generosa em recursos

"Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus..." (2 Coríntios 9.11)

Como uma mulher de Deus, você vai estar com seu tempo, energia, afazeres e as finanças em dia, seja em época de fartura ou de fome. Você aprende a resistir ao medo de perder, devido a sua forte confiança em Deus para atender às suas necessidades, segundo as suas riquezas na glória e conceder todos os seus desejos de acordo com Sua vontade. É impossível permanecer egoísta ou avarenta ao contemplar a face de um Deus tão generoso, que foi capaz de conceder-nos a maior de todas as riquezas: Seu filho Jesus. Uma mulher piedosa busca tratar com generosidade aqueles que estão necessitados ao seu redor. Seja criativa e sensível diante das necessidades do seu próximo - mesmo que ele não seja tão próximo assim. 

6) Transmitir sábios conselhos

"Ela fala com sabedoria, e a instrução fiel está na sua língua." (Provérbios 31.26)

O conselho da mulher piedosa é dado com aplicações práticas nas verdades tiradas da Bíblia. Suas palavras gentis de sabedoria vão levar muitas mulheres, que procuram respostas para as perplexidades da vida,  ao Senhor. E o princípio da sabedoria é o temor do Senhor. Tema a Deus antes de aconselhar quem quer que seja, e busque no Senhor as palavras adequadas para cada tipo de situação e pessoa. Tal inspiração é resultado de oração e meditação em Sua palavra. 

7) Confesse suas falhas

"Confesso a minha iniquidade; Fico preocupado com o meu pecado."(Salmo 38.18)

Uma mulher de Deus reconhece que está perdoada e terá o cuidado de não pecar novamente. Ao confessar seus pecados a Deus, regularmente, seu coração permanecerá humilde e servirá de incentivo para que outras mulheres não caiam em tentação. Saber confessar nossas falhas diante de Deus, despindo-nos de todo ego, nos dá força e sabedoria para confessarmos nossas falhas diante dos homens também. Uma mulher piedosa e sábia não se recusa em dizer "Eu errei, perdoe-me".

8) Descontração e bom humor

 "O coração alegre é bom remédio." (Provérbios 17.22)

Em vez de exibir um palavreado sarcástico ou de zombaria às custas dos outros, uma mulher de Deus traz uma alegria contagiante por onde passa. Você aprende a não se levar muito a sério, porém sem sacrificar a verdade ou a justiça em suas conversas. Uma boa dose de bom humor e alegria pode curar relacionamentos e sentimentos destrutivos. Sorria!

9) Ser conduzida para concluir tarefas até o fim

"Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças." (Eclesiastes 9.10)

Como uma mulher de Deus, você está totalmente empenhada em terminar tudo com o melhor de sua capacidade. Quer se trate de casa, trabalho, ou igreja - sua confiabilidade reflete a convicção interior de trabalhar para Cristo e não para aqueles que a rodeiam. Sua reputação se torna sólida entre os crentes, bem como entre os incrédulos. Diz-se que melhor do que começar bem, é terminar algo bem. Se você tem dificuldades em ser constante e concluir tarefas até o fim, procure começar por pequenas coisas no dia-a-dia e, quem sabe, você não se lembra de alguma coisa não concluída em sua vida. Talvez esse pode ser um bom momento para concluí-las. Acredite, o gostinho de terminar tarefas pode ser melhor do que o de começar. Podemos começar empolgadas, mas ao terminar, o sentimento de "dever cumprido" empolga-nos muito mais! E a dica de ouro: Não inicie coisas importantes em sua vida sem ter a certeza que está disposta a ir até o fim. 

10) Perdoe tão facilmente como você está perdoada

"Perdoem como o Senhor vos perdoou." (Colossenses 3.13)

Você sabe que pode ser zombada, incompreendida ou maltratada por causa do evangelho. Como uma mulher de Deus, seu perdão é incondicional dado aos outros tal como você está incondicionalmente perdoada por Deus. Você escolhe perdoar, apesar de seus sentimentos, confia em Deus para curar todas as suas feridas em Seu tempo perfeito. Uma boa forma para conseguir oferecer perdão, não é apoiando-se num sentimento de misericórdia e compaixão - pois ele nem sempre existirá. Muitos dizem que não perdoam porque não "sentem" o desejo de o fazer, logo temem ser hipócritas. O ideal é buscar perdão no conhecimento que temos "Independente do que eu estou sentindo, eu decido perdoar, pois sei que fui perdoada de uma dívida muito maior". 

Você não poderá tirar sempre nota 10 em todos os requisitos divinos.  No entanto, confiando na mão de Deus, um dia de cada vez, passo a passo, você vai crescer em maturidade cada vez mais profunda em Cristo. Com a ajuda do Espírito Santo, mantenha em sintonia a mulher de Deus que há em você. Pode colocar a sua confiança em Deus, não só para a vida eterna, mas também para o propósito e direção da vida na terra.


Baseado no texto de: Cristal McDowell
(whatchristianswanttoknow.com); com adaptações minhas.
Tradução: Daniele Bosqueti
Cópia proibida sem os devidos créditos - autor / blog / tradutor

Nenhum comentário:

Postar um comentário