segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Raízes



Os problemas visíveis são apenas como folhas, galhos e troncos de uma árvore. Já as verdadeiras causas são menos aparentes, difíceis de detectar e entender. Porém, a única razão dos problemas visíveis existirem é a raiz que os alimenta. Se não houvesse raiz, a árvore não existiria.
Muitas vezes passamos por problemas e dificuldades no dia a dia, e não sabemos o “porquê” de tal coisa. “Por que isso está acontecendo? Por que fulano é assim? Por que beltrano fez isso?”
Uma das formas de entender alguns desses porquês é identificar a raiz do problema.
Por exemplo, há alguns dias vivenciei uma situação que me fez lembrar essas “raízes”. Uma colega de faculdade chegou atrasada em um evento da turma e acabou atrasando todos também, pois deixou para fazer algumas coisas de última hora, coisas que tivemos umas 2 semanas para fazer. Aparentemente, o óbvio seria culpá-la ou taxá-la de irresponsável, afinal, ninguém mandou deixar as coisas para última hora, né? Pois é... Mas me lembrei das raízes e me perguntei “qual será a raiz desse descuido dela?”, e comecei a pensar em diversas possibilidades, como: trabalho demais, problemas na família, problemas de saúde, falta de dinheiro... Enfim, consegui refletir sobre aquela situação e dessa forma não a julguei, não a culpei, apenas a compreendi (apesar de não saber exatamente o motivo). Muitos podem pensar “é muita ingenuidade da sua parte” ou “isso é ser boba, temos que ser espertos”. Perdoe-me se você pensa assim, mas para mim isso é ser apenas inteligente.

Ou seja, em tudo em nossa vida há uma raiz. Se alguém te tratou mal, foi grosso ou mal educado, há uma raiz para isso. Talvez possa ser um problema pessoal, uma TPM (nós sabemos bem como é essa raiz...), essa pessoa pode estar chateada com você ou simplesmente acordou em um mau dia. Ou não é nada disso, essa raiz pode ser mais profunda. Essa pessoa pode ser grossa, fria, fechada, porque ela aprendeu a ser assim. Aprendeu como? Com os pais, com os avós, com os irmãos...
Entender isso é muito importante para manter um bom relacionamento com quem quer que seja, mas, principalmente, com um parceiro. Muitas pessoas se casam ou entram em relacionamentos sérios, sem conhecer a bagagem da pessoa. Com isso não entendem as raízes de muitas de suas atitudes. Por isso que o diálogo aberto e sincero é tããão importante entre os casais. Quando você descobrir a raiz dos problemas no relacionamento, entenderá porque seu parceiro e você mesmo fazem o que fazem. A luta contra as folhas e os galhos dos problemas diminuirá.  Afinal, não adianta ficar lutando contra aquele problema “visível” sem procurar conhecer a sua parte “invisível” aos olhos.

Tudo em nossa vida, inclusive nosso comportamento, depende de como olhamos, para onde olhamos, e como interpretamos o que olhamos.

Não posso deixar de dizer que dependemos completamente do nosso Pai Celestial para discernimos essas raízes, que muitas vezes podem ser espirituais. Aprenda a olhar para as situações com os olhos do Espírito de Deus e reflita sobre elas com a mente de Cristo.

[Minhas reflexões baseadas em alguns textos do livro “Casamento Blindado – Ricardo e Cristiane Cardoso”]


Nenhum comentário:

Postar um comentário