sexta-feira, 15 de maio de 2015

Cabelos Longos e Shampoo Bomba: Minha Experiência



O famoso shampoo bomba é uma mistura muito conhecida na internet, especialmente entre as meninas. As defensoras deste shampoo afirmam que ele é capaz de cumprir a tão esperada promessa: Fazer crescer mais rápido as madeixas!  A receita do shampoo, indicada pelas blogueiras, é:

  • 1 ml de Monovin A
  • 25 a 30 ml de Bepantol líquido
  • 100 ml  (ou mais) de shampoo sem sal


A polêmica acerca dessa mistura gira em torno do Monovin A. Vamos ver o que é cada item do shampoo:

Monovin A: É um produto destinado a uso veterinário, para o tratamento da crina de cavalo, e nada mais é do que vitamina A em alta concentração", afirma a dermatologista Valeria Campos. Ele é injetado nos animais.

Bepantol: "É uma solução rica em pró-vitamina B5 e bastante utilizada em condicionadores e finalizadores, porque possui propriedades fortificantes", explica Valeria. "Além da vitamina, a formulação contém lanolina, óleo de amêndoas e cera de abelha, que melhoram o ressecamento de fios danificados", completa. ¹

Shampoo sem sal: Blogueiras dizem que é essencial usar xampu sem sal, porque o xampu comum "oxidaria" a vitamina A e, dessa forma, a mistura não daria resultado algum. Mas a dermatologista diz que isso não procede. Não faz diferença. O sal serve apenas para dar viscosidade ao xampu e não interage com os fios”, alerta.

Dá pra entender a grande polêmica: Vitamina de uso veterinário sendo usada em cabelos humanos. Muitos se assustam ao saberem que o Monovin A é de uso veterinário. Porém, ao pesquisarmos um pouco mais sobre o produto e o que especialistas dizem sobre usá-lo em humanos, vemos que ele não oferece riscos à nossa saúde, uma vez que seja usado adequadamente. O uso ideal dele em humanos, é o uso externo, apesar dele ser injetado nos cavalos. A quantidade usada também deve ser muito bem manipulada, pois, se usarmos mais do que o indicado (1 ml) os efeitos colaterais poderão ser o contrário do que esperávamos com o uso do shampoo: Queda de cabelo!

Minha experiência

Há quem diga que ele funciona. Há quem diga que não. Alguns defendem o uso apenas do Bepantol, outros preferem adicionar o Monovin A. No fim das dúvidas, resolvi eu mesma fazer o dito cujo e experimentar.  Usei as quantidades indicadas ao fazer a mistura (é bom usar um medidor, eu usei uma tampinha de remédio, daquelas que vêm em xaropes, por exemplo).
A primeira vez que eu usei o resultado não foi muito legal, percebi que muitos fios de cabelos caíram enquanto eu o enxaguava no banho. Fiquei assustada e resolvi parar de usar. Posteriormente, pensando sobre o ocorrido, conclui que a causa da queda poderia ser porque eu usei muito shampoo de uma só vez (enchi a mão!). Então, resolvi testar mais uma vez, usando a técnica low poo e a técnica do potinho. Vou explicar o que é:

Separe um potinho, uma vasilha, tipo aqueles de sorvete. Leve para o banho quando for lavar os cabelos. Ao usar o shampoo, derrame um pouco dele no pote e misture com água. Em seguida, jogue esta água sobre a cabeça, limpando bem o coro cabeludo. 
Depois, para usar o condicionador, derrame um pouco dele no pote, misture com água e, ao invés de jogar sobre a cabeça, mergulhe os fios no pote, assim o condicionador não tocará a raiz do cabelo.

Usando essas técnicas o resultado foi bem melhor! A minha queda de cabelo no banho diminui muito e, não apenas no banho, percebi que durante o dia também. Senti meu cabelo mais macio, volumoso e brilhoso.
Se ele vai crescer mais rápido, eu não sei, mas sei que tenho conseguido o que eu queria: Menos queda e mais volume!

Shampoo não faz milagre

Como eu andava muito preocupada com uma aparente queda, além do normal , dos meus cabelos, eu resolvi tomar uma vitamina para auxiliar no fortalecimento dos fios. A vitamina é Lavitan Hair. Não custa muito caro (em torno de 28 reais) e contém 30 cápsulas para serem tomadas uma por dia, durante um mês.
Além disso, passei a tomar mais cuidado com os cabelos. Tenho lavado com mais frequência e procurado deixar o coro cabeludo bem limpinho. Parei de usar escova, agora penteio ele com pente de dentes largos (eu acho melhor) e tenho evitado o secador e chapinha.
Isso tudo, sem contar a alimentação, que precisa ser balanceada, com legumes, frutas e verduras. E, claro, água, muita água!  
Evitar o estresse e a ansiedade também contribui para a saúde dos cabelos e de todo o corpo.

Espero que todas obtenham bons resultados, com muita saúde e vida pros cabelos! 



¹ = http://mdemulher.abril.com.br/cabelos/viva-mais/xampu-bomba-e-seguro-conheca-mais-sobre-a-mistura-que-faria-o-cabelo-crescer


Nenhum comentário:

Postar um comentário