quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Esmurrando o corpo



"Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar Cooperador com ele. Não sabeis vós, que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado". 
(I Coríntios 9:23-27).

Paulo não era um ascético e ao escrever esse versículo ele não estava afirmando que o nosso corpo é um estorvo para nós, do qual devemos nos desfazer, e muito menos que ele é a fonte do mal. Muito pelo contrário, nessa mesma carta ele diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, habitação de Deus.

Paulo começa dizendo no versículo 24 "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis". Paulo mostra que nem todos os que entram na corrida são vencedores, e exorta os cristãos a correrem de tal maneira que  possam vencer. Mas como isso pode ser feito? Como podemos alcançar o prêmio? Ele usa uma analogia com os jogos olímpicos para explicar. No versículo 25 ele diz "Todo atleta em tu­do se domina”. Paulo enfatiza a autodisciplina por parte do atleta. Antes dos jogos e durante, os competidores não podem fazer o que querem, nem comerem o que querem. Quem é atleta e pratica algum esporte, sabe bem disso... E quando entram na corrida, na competição, fortes regras têm que ser obedecidas, caso contrário, serão desqualificados.

Isso também vale para nós, princesas, edificadoras, mulheres de Deus. Muitas vezes queremos tudo agora e da nossa forma. Nossa carne e nossa alma tem muitos desejos. Mas, estamos nessa corrida, portanto, precisamos “nos dominar”, e não deixar que o nosso corpo e nossas vontades nos dominem.

Por exemplo, quantas vezes nós sabemos que precisamos ler a Bíblia, que é o nosso alimento espiritual diário, sabemos que precisamos orar, mas... Bate aquela preguicinha? Bate aquela vontade de ficar somente na frente do computador, heim? Quem nunca sentiu isso que atire a primeira pedra (rsrs). No entanto, aprendemos com Paulo que para sermos vencedoras precisamos dominar o nosso corpo, ter disciplina.

E o jejum? Hum, isso realmente é uma luta travada contra nossa carne, mas, é importante para nossa vida espiritual. Por mais que seja difícil e doa as vezes, esses são sacrifícios que fazemos para estarmos mais ligadas em Deus. Acordar cedo para ir à cultos, reuniões, ensaios, sair de casa justo no horário do programa que gostamos só para chegarmos na hora certa ao culto, largar programação do sábado para ir à célula. Enfim, isso é esmurrar o corpo.

A boa notícia é que, como Paulo diz nos versículos 25 e 26, nós não fazemos estas coisas para ganhar uma coroa que logo perece, como os atletas, mas a coroa que iremos ganhar é eterna! E também, não corremos sem alvo, não golpeamos o ar, mas temos um alvo, um objetivo, uma razão: JESUS!

Aleluia! Que todas sejam edificadas para serem vencedoras nessa corrida!

[Extraído do livreto: Esmurrando o corpo – Watchman Nee]

Um comentário: