quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Santificado seja...


"Pai nosso que estás nos céus! Santificado seja o teu Nome.
(Mateus 6:9)

Esse é um versículo muito conhecido na Palavra de Deus, que muitas pessoas oram, rezam, falam etc., no entanto, sem entender exatamente o que essa expressão significa. 

"Pai Nosso", a frase já diz tudo em si mesma, não é? Através dessa declaração do Senhor Jesus, podemos crer que temos um Pai que é Celestial, que cuida dos seus filhos melhor do que qualquer outro pai em toda Terra. O Senhor é o nosso pai, é o seu pai. Esse é um relacionamento tão íntimo e amoroso com Deus que ninguém mais pode ter, apenas você que nasceu de novo, que nasceu Dele! Independente de quem seja o seu pai nessa terra ou onde ele esteja agora, o fato é que você não é órfã, você tem um Pai que se importa com o que é importante para você. Nada em sua vida é grande demais que o seu Pai não possa realizar, porém, nada é pequeno demais para que Ele não se importe. 
Essa foi a primeira vez que alguém O declarou nosso pai, pois para um judeu isso é quase uma blasfêmia, já que para eles, dizer que alguém é seu pai é se comparar com essa pessoa é dizer que você é da mesma natureza e família dessa pessoa. E é exatamente isso que acontece, nós não somos Deus, mas nascemos do Seu Espírito, e agora somos da mesma natureza que Ele, somos como Ele e pertencemos à família Dele! Isso não é maravilhoso?!

Mas, o Senhor Jesus também nos ensina a orar dizendo "Santificado seja o Teu Nome". O que isso implica? Deus tem um nome. E qual é esse nome? É somente Deus? Sabemos que 'deus' muitos já se declararam ser, mas um nome santo e poderoso somente o Verdadeiro Deus tem. Na Bíblia, o nome de uma pessoa implica naquilo que aquela pessoa é. Por exemplo, podemos citar Jacó, que significa 'enganador...', e isso é o que ele realmente era. Então, com o Senhor não é diferente. A primeira vez que Deus revela o Seu nome na Bíblia foi a Moisés, a quem Ele disse que se chamava "Eu Sou o que Sou" (Êxodo 3:14). Isso quer dizer que você pode completar essa frase com o que você precisa! Você precisa de alegria? "Eu sou Alegria". Você precisa de paz? "Eu sou a Paz". Você precisa de amor? "Eu sou Amor". Enfim, Ele é o que nós precisamos, Ele não "tem" o que precisamos, Ele "É" e isso é po-de-ro-so! 
Então, devemos declarar todos os dias aquilo que o Senhor É e assim santificamos o nome Dele. 
Eis alguns títulos de Deus na Bíblia, que revelam o Seu caráter, e que você pode santificar todos os dias, de acordo com o que precisa:

JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá" (Gênesis 22:14) - o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque. 

JEOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara" (Êxodo 15:26) - "Eu sou o Senhor que te sara", tanto em corpo e alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades. 

JEOVÁ-NISSI: "O Senhor é minha bandeira" (Êxodo 17:15), onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo 17. 

JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa paz" (Juízes 6:24) - o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor ter-lhe assegurado de que não morreria como achava que morreria depois de vê-lO. 

JEOVÁ-TSIDIKENU: "O Senhor nossa justiça" (Jeremias 33:16) - Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, o qual tornou-se pecado por nós "para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21). 

JEOVÁ-ROHI: "O Senhor nosso Pastor" (Salmo 23:1) - Depois de Davi ponderar sobre seu relacionamento como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exatamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declara: "Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará" (Salmo 23:1). 

JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos" (Isaías 1:24, Salmos 46:7) - Exércitos significa "hordas", tanto dos anjos quanto dos homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos. O nome expressa a majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que determina a fazer. 

EL ROI: "Deus que vê" (Gênesis 16:13) - o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus numa teofania. Ela também percebeu que El Roi a viu em sua angústia e testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo. 

EL-OLAM: "Deus eterno" (Salmo 90:1-3) - A natureza de Deus não tem princípio, fim e nem quaisquer limitações de tempo. Deus contém dentro de Si mesmo a causa do próprio tempo. "De eternidade a eternidade, tu és Deus." 

EL-GIBOR: "Deus Poderoso" (Isaías 9:6) - o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e governar com cetro de ferro (Apocalipse 19:15). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário