terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Natal, ano novo, renovo..


"Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um r e n o v o."(Isaías 11:1) Independente das controvérsias teológicas e religiosas, uma coisa não pode-se negar: No fundo, um sentimento de esperança e anseio pelo novo surge no íntimo de todos nesta última semana do ano, em especial, no Natal. Portanto, não há momento mais oportuno para se lembrar e dizer algumas verdades. Se de fato há esse desejo em seu coração, pelo novo, por um renovo, por poder iniciar novamente, tentar mais um vez, eu lhe digo: A solução já foi dada! Dentro de um povo cansado, frustrado, desestimulado, sobrecarregado de regras, rituais vazios, leis pesadas demais e um sentimento de desqualificação e rejeição perante Deus e perante a sociedade, surgiu um homem simples, humilde, pobre, sem ouro e sem carruagens reais, porém algo incomum havia nele. Algo que nenhum político, sacerdote, rico ou sábio possuía. Um sentimento estranho para alguns, mas ao mesmo tempo, essencial: Ele amava. Amava por amar. Não pedia nada em troca. Não amava por fama, por dinheiro, por status. Não amava com condições, e nem com restrições. Ele amava "in"condicionalmente. E esse amor renovou o mundo. Nenhum lugar na terra foi o mesmo depois que esse amor passou por aqui. Ninguém mais pôde ser o mesmo depois de ser tocado por esse amor. Ninguém conseguia resisti-lo. Era tão grande, que aqueles que não o puderam suportar, tentaram o matar. Mas é impossível o fazer... Mesmo depois de dois mil anos, esse amor continua tocando vidas, renovando histórias, aliviando corações, transformando prantos em festas, tristezas em alegrias, morte em vida.
Então, depois de ser tocada, enchida e transbordada por esse amor, eu não poderia desejar-lhe nada além disso neste natal: Permita-se ser tocado por ele, e experimente um renovo que jamais esquecerá. Feliz Natal!

"E foi assim que Deus manifestou o seu incondicional amor entre nós: Enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos ter vida, renovo, tudo o que precisamos, por meio dele. Nisto consiste o amor: Não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou primeiro e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus, mesmo sem merecermos, tanto nos amou,  nós também O amamos e amamos uns aos outros."

(1 João 4:9-11 parafraseado)