quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Santificado seja...


"Pai nosso que estás nos céus! Santificado seja o teu Nome.
(Mateus 6:9)

Esse é um versículo muito conhecido na Palavra de Deus, que muitas pessoas oram, rezam, falam etc., no entanto, sem entender exatamente o que essa expressão significa. 

"Pai Nosso", a frase já diz tudo em si mesma, não é? Através dessa declaração do Senhor Jesus, podemos crer que temos um Pai que é Celestial, que cuida dos seus filhos melhor do que qualquer outro pai em toda Terra. O Senhor é o nosso pai, é o seu pai. Esse é um relacionamento tão íntimo e amoroso com Deus que ninguém mais pode ter, apenas você que nasceu de novo, que nasceu Dele! Independente de quem seja o seu pai nessa terra ou onde ele esteja agora, o fato é que você não é órfã, você tem um Pai que se importa com o que é importante para você. Nada em sua vida é grande demais que o seu Pai não possa realizar, porém, nada é pequeno demais para que Ele não se importe. 
Essa foi a primeira vez que alguém O declarou nosso pai, pois para um judeu isso é quase uma blasfêmia, já que para eles, dizer que alguém é seu pai é se comparar com essa pessoa é dizer que você é da mesma natureza e família dessa pessoa. E é exatamente isso que acontece, nós não somos Deus, mas nascemos do Seu Espírito, e agora somos da mesma natureza que Ele, somos como Ele e pertencemos à família Dele! Isso não é maravilhoso?!

Mas, o Senhor Jesus também nos ensina a orar dizendo "Santificado seja o Teu Nome". O que isso implica? Deus tem um nome. E qual é esse nome? É somente Deus? Sabemos que 'deus' muitos já se declararam ser, mas um nome santo e poderoso somente o Verdadeiro Deus tem. Na Bíblia, o nome de uma pessoa implica naquilo que aquela pessoa é. Por exemplo, podemos citar Jacó, que significa 'enganador...', e isso é o que ele realmente era. Então, com o Senhor não é diferente. A primeira vez que Deus revela o Seu nome na Bíblia foi a Moisés, a quem Ele disse que se chamava "Eu Sou o que Sou" (Êxodo 3:14). Isso quer dizer que você pode completar essa frase com o que você precisa! Você precisa de alegria? "Eu sou Alegria". Você precisa de paz? "Eu sou a Paz". Você precisa de amor? "Eu sou Amor". Enfim, Ele é o que nós precisamos, Ele não "tem" o que precisamos, Ele "É" e isso é po-de-ro-so! 
Então, devemos declarar todos os dias aquilo que o Senhor É e assim santificamos o nome Dele. 
Eis alguns títulos de Deus na Bíblia, que revelam o Seu caráter, e que você pode santificar todos os dias, de acordo com o que precisa:

JEOVÁ-JIRÉ: "O Senhor proverá" (Gênesis 22:14) - o nome utilizado por Abraão quando Deus proveu o carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque. 

JEOVÁ-RAFA: "O Senhor que sara" (Êxodo 15:26) - "Eu sou o Senhor que te sara", tanto em corpo e alma. No corpo, através da preservação e da cura de doenças, e na alma, pelo perdão de iniquidades. 

JEOVÁ-NISSI: "O Senhor é minha bandeira" (Êxodo 17:15), onde por bandeira entende-se um lugar de reunião antes de uma batalha. Esse nome comemora a vitória sobre os amalequitas no deserto em Êxodo 17. 

JEOVÁ-SHALOM: "O Senhor nossa paz" (Juízes 6:24) - o nome dado por Gideão ao altar que ele construiu após o Anjo do Senhor ter-lhe assegurado de que não morreria como achava que morreria depois de vê-lO. 

JEOVÁ-TSIDIKENU: "O Senhor nossa justiça" (Jeremias 33:16) - Tal como acontece com Jeová-Makadesh, só Deus proporciona a justiça para o homem, em última instância, na pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo, o qual tornou-se pecado por nós "para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21). 

JEOVÁ-ROHI: "O Senhor nosso Pastor" (Salmo 23:1) - Depois de Davi ponderar sobre seu relacionamento como um pastor de ovelhas, ele percebeu que era exatamente a mesma relação de Deus com ele, e assim declara: "Yahweh-Rohi é o meu Pastor. Nada me faltará" (Salmo 23:1). 

JEOVÁ-SABAOTH: "O Senhor dos Exércitos" (Isaías 1:24, Salmos 46:7) - Exércitos significa "hordas", tanto dos anjos quanto dos homens. Ele é o Senhor dos exércitos dos céus e dos habitantes da terra, dos judeus e gentios, dos ricos e pobres, mestres e escravos. O nome expressa a majestade, poder e autoridade de Deus e mostra que Ele é capaz de realizar o que determina a fazer. 

EL ROI: "Deus que vê" (Gênesis 16:13) - o nome atribuído a Deus por Agar, sozinha e desesperada no deserto depois de ter sido expulsa por Sara (Gênesis 16:1-14). Quando Agar encontrou o Anjo do Senhor, ela percebeu que tinha visto o próprio Deus numa teofania. Ela também percebeu que El Roi a viu em sua angústia e testemunhou ser um Deus que vive e vê tudo. 

EL-OLAM: "Deus eterno" (Salmo 90:1-3) - A natureza de Deus não tem princípio, fim e nem quaisquer limitações de tempo. Deus contém dentro de Si mesmo a causa do próprio tempo. "De eternidade a eternidade, tu és Deus." 

EL-GIBOR: "Deus Poderoso" (Isaías 9:6) - o nome que descreve o Messias, Jesus Cristo, nesta porção profética de Isaías. Como um guerreiro forte e poderoso, o Messias, o Deus Forte, vai realizar a destruição dos inimigos de Deus e governar com cetro de ferro (Apocalipse 19:15). 



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O SAL da terra


“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
Mateus 5:13

Nesse versículo o Senhor Jesus está falando sobre a influência do povo do Reino de Deus. Mas, no que implica exatamente ser o sal da terra? Vamos ver a seguir!

1)  O sal tem a função de dar sabor: Nós como cristãos somos aqueles que dão “sabor” na vida dos outros. Somos os que levam o verdadeiro “sabor” da vida aos outros: Jesus. Então, para sermos o sal da terra as pessoas precisam sentir essa sabor diferente em nossa vida. No entanto, se você age, fala e pensa como aqueles que estão nas trevas, que sabor você dará? Tem que haver vida de Deus transbordando em nós, e quando há essa vida, onde nós chegamos há vida também, as pessoas passam a sentir essa presença Santa em nós.  

2) O sal produz sede: O sal tem essa propriedade de produzir sede nas pessoas. E nós também devemos ser assim. As pessoas normalmente não estão pensando em Deus. Dificilmente você vai encontrar um ímpio dizendo “Nossa! Mas que vontade que eu estou hoje de ir numa igreja e conhecer mais a Deus!”. Então, quem irá despertar essa sede por Deus nelas somos nós! O crente que é sal, onde ele vai e com quem ele conversa, ele desperta essa vontade nas pessoas. Sua célula, sua igreja também tem que ser sal, para que todos aqueles que vão nas reuniões saiam de lá com sede de Deus.

3) O sal impede o apodrecimento: O sal serve, também, para conservar algum alimento. Nós também estamos aqui para impedir que esse mundo apodreça e se corrompa por completo. No entanto, se a sociedade está apodrecendo, o primeiro responsável por isso é o sal, que não está salgando o suficiente.

4) O sal é para arder: Muitos já passaram pela experiência de estar com uma feridinha na boca, comer algo saldo e sentir aquilo arder demais. Não é?! Então, nós também temos essa “função”. Por isso, evangelizar nem sempre é sorrir, as vezes implica mais mesmo em “dor”, em colocar o sal da palavra em cima da ferida do pecado nos outros. E isso pode resultar em agressões e ofensas para nós, pois, quando alguém está com um machucado e é colocado em cima da ferida algo que a faça arder, qual é a primeira atitude da pessoa? Empurrar, murmurar, reclamar! Mas não desista, você é sal!

5) O sal é aliança: Em Levítico 2:13 vemos que algumas das ofertas de manjares tinham que ter sal. Essas ofertas simbolizavam gratidão e comunhão com Deus. Oferta nos fala também de se “dar” a Deus por completo. Portanto, nós também temos que refletir essa aliança que temos com o Senhor, tendo sempre em mente que: “Eu terei tudo de Deus, quando Ele tiver tudo de mim”.

Mas Jesus diz que o sal perde o sabor. O sal é um elemento químico, ele não pode repentinamente perder o seu sabor. Cloreto de sódio é cloreto de sódio, sempre.  Então como que pode acontecer isso que Jesus disse? O sal pode perder o seu sabor original, a sua utilidade, quando ele é misturado com outra coisa. 

A palavra de Deus em 2 Coríntios 6:14-16 diz:

 “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” 

Quando deixamos as coisas desse mundo se “misturarem” com o nosso coração, com a nossa vida, nós nos tornamos um sal sem sabor, sem utilidade.
Então, como fazer pra ser sempre SAL? Em primeiro lugar, viver em comunhão com Deus, conhecendo e praticando a Sua Palavra. Em segundo, podemos ver também que Jesus disse que “Vocês são o sal da terra”, Ele não disse “Vocês são os sais da terra”. Isso quer dizer que o SAL não é apenas uma única pessoa, mas sim toda a Igreja. Então, quando andamos em unidade, amor e comunhão uns com os outros, juntos nos tornamos o Sal da terra. 

Fonte: Estudo de Mateus - Pr. Aluízio A. Silva.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

3 dicas para uma fé sempre forte



A fé tem seus segredos. Requer manutenção para estar sempre forte. Aqui vão três hábitos que garantirão a força da sua fé:
  1. Meditar sempre na Palavra de Deus – não apenas ler, mas pensar no que lê. A frequência nas reuniões onde a Palavra é pregada; a meditação especificamente nas promessas de Deus
  2. Manter-se sempre em espírito de oração – onde estiver, sempre manter a mente em Deus; orar para entregar as preocupações e ansiedades a Deus; conhecer a Deus através da oração. Não é um ritual, mas um estado de espírito constante
  3. Desviar-se do mal – ter temor a Deus, fugir do pecado, evitar amizades com pessoas que o levam para o mal, guardar seus olhos de olhar coisas impróprias na Internet, resistir às tentações
Pratique isso e veja sua fé se fortalecer a cada dia!

FONTE: http://www.renatocardoso.com/blog/2012/08/31/3-dicas-para-uma-fe-sempre-forte/

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

10 erros que o jovem cristão não deve cometer



1. NÃO LEVAR A SÉRIO A LEI DA SEMEADURA. (Galatas 6:7) 
A) Semear é opcional, colher é obrigatório. 
B) Tudo na vida é uma questão de semeadura. 
C) Quem semeia honra colhe longevidade. 
D) Palavras são sementes que lançamos no solo do coração da pessoas. 

2. DAR MAIS VALOR À APARÊNCIA FÍSICA, DO QUE PARA A BELEZA DO CARÁTER. (1 Pedro 3:2-4) 
A) Não basta ter casca, mas não ter conteúdo.
B) Não basta ser aplaudido pelos homens, e não ser aprovado por Deus. 
C) Quem você é, é mais importante do que aquilo que você faz. 
D) Talento é um dom, caráter uma escolha. 

3. NÃO PROTEGER A ÁREA DA SUA VIDA QUE É MAIS VULNERÁVEL AO PECADO.(Mateus 26:41) 
A) Sansão terminou sua vida de forma trágica, porque brincou onde não deveria brincar. Sansão flertou com o pecado, brincou com a tentação. 
B) Ele não protegeu seu ponto fraco. 
C) Qual é o seu ponto fraco, comer demais, falar demais, o sexo ilícito, o temperamento, a Ira, o dinheiro, a pornografia etc... 

4. NÃO TER COMPROMISSO COM UMA LISTA DE PRIORIDADES ORDENADAS.(Mateus 6:33) 
A) O que deve vir em primeiro lugar na vida de alguém que nasceu de novo, que serve ao Senhor? 
B) Diz a Palavra: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus...” 

5. NÃO INVESTIR NO SEU FUTURO. 
A) Quem pensa só no momento, amanhã sofrera com a dor do arrependimento. 
B) Planejar significa pensar antecipadamente. 
C) Quem investe no seu futuro, tem visão, sabe aonde quer chegar, tem objetivos na vida. 

6. NÃO INVESTIR NO SEU CRESCIMENTO PESSOAL.
A) Quem escolhe a mediocridade, não se destaca e sua história nunca será contada.
B) Não há crescimento sem pré-disposição para as mudanças necessárias. 
C) Não há crescimento sem a dor da disciplina. Aceite a dor da disciplina para não chorar com a dor do arrependimento. 

7. FAZER PORQUE TODOS ESTÃO FAZENDO. (1 Corintios 10:23) 
A) Quem faz só porque todos estão fazendo, não tem opinião própria e nem personalidade. 
B) Suas decisões revelam qual é o seu código de valores. 
C) Seu código de valores revela a qualidade do seu caráter. 
D) O jovem que tem um caráter cristão decide sempre com base em princípios, ainda que a maioria esteja fazendo, se é contra as escrituras ele não faz. 

8. NÃO PERDOAR OS PAIS... (Mateus 18:21,22) 
A) Pais ausentes. (Ex.:Nunca tem tempo para os filhos.) 
B) Pais agressivos (Ex.:Ele passou a cueca suja no rosto do filho. ) 
C) Pais que foram infiéis. (Ex.:Ela pegou a mãe beijando outro na cozinha.) 
D) Pais que abandonaram. (Ex.:O pai foi embora, sem Dar satisfação à ninguém.) 
E) Pais que são homossexuais. (Ex.:A mãe abandonou o pai e foi morar com outra mulher.) 
F) Pais que abusaram dos filhos física ou psicologicamente. (Ex.:Com 7 anos ela foi abusada pelo pai.) 
G) Pais alcoólatras – (Ex.:Meu pai FICA irreconhecível quando chega embriagado.) 
Quem não perdoa: 
• Destrói a Ponte que um dia vai precisar usar. 
• Desenvolve um câncer na alma. 
• Nunca vai experimentar o milagre da transformação em sua Casa. 
• Coloca-se debaixo da Ira de Deus. 
• Não tem Paz. 
• Abre uma brecha enorme na alma para a depressão.
• Não tem suas emoções conquistadas.
• Diz não para Deus e sim para o diabo. 
• Vive como um prisioneiro dos sentimentos negativos. 

9. SEMPRE TRANSFERIR A CULPA PARA ALGUÉM, NUNCA ASSUMINDO RESPONSABILIDADE. (Gênesis 3:10-13)
A) A sua vida é o resultado das escolhas que você faz. 
B) Ninguém pode decidir por você. 
C) Quando transferimos toda culpa para o diabo, não sentimos necessidade de mudar. 
D) Não há mudança quando a pessoa não reconhece que precisa mudar. 

10. NÃO TER PARCEIROS DE ORAÇÃO E NEM CONSELHEIROS . 
A) Daniel, Ananias, Misael e Azarias eram parceiros de oração. (Daniel 2:17,18) 
B) Um conselho pode nos livrar do caminho da morte. (Provérbios 16:25; Provérbios.12:15; Provérbios 27:9). 
C) A Bíblia diz que o cordão de três dobras não se quebra com facilidade. (Eclesiastes 4)

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O que o Homem vê...


O capítulo 16 do primeiro livro de Samuel, relata a ida de Samuel à casa de Jessé, com o objetivo de ungir um novo rei para Israel, de acordo com a ordem de Deus, já que o rei Saul não estava mais agradando ao Senhor.
Quando Samuca chegou lá, ele encontrou primeiro Eliabe, que deveria ser um cara alto, forte, com pinta de rei, e de cara Samuel já achou que ele era o que deveria ser ungido. Mas logo Deus cortou o “achometro” dele e revelou uma das coisas mais verídicas e lindas do Seu coração:

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.(1 Samuel 16:7 – grifo meu)


Muitas pessoas já ouviram e até mesmo já pregaram esse texto com foco no que Deus vê – o nosso coração. É precioso e confortante saber que Deus conhece o nosso coração e não nos julga pela nossa aparência. Porém (sempre tem um porém rs), existe alguém que nos julga por nossa aparência e Deus sabe disso e revela nesse versículo: o Homem. E é sobre o que o homem vê que falaremos hoje. 

Nós, que somos mulheres inteligentes e tementes a Deus, precisamos ter a consciência que lidamos com pessoas que muitas vezes olharão para o nosso exterior, e, por isso, precisamos sim tomar cuidado com a nossa aparência, afinal é isso que de princípio o homem olha. 
No seu trabalho, escola, faculdade, família, célula, igreja, na rua... Enfim, em todos os lugares haverá pessoas que não te conhecem bem, e, por isso, olharão para o seu exterior – e darão muita importância ao que veem.

A aparência é muito importante no ministério e na nossa vida profissional. Nós somos atraídos pela aparência. Não estou querendo dizer que você irá ter sucesso ou ganhará muitas vidas para Jesus por causa da sua aparência, apenas estou afirmando que ela conta bastante. Mas, é óbvio que não é algo isolado, nosso sucesso depende de Deus e de um conjunto de outras coisas. 

Por mais que Deus conheça o nosso coração, as pessoas ao nosso redor olham o nosso exterior, por isso temos que cuidar do modo como nos vestimos, de nossos cabelos, roupas, unhas, do modo como falamos e tratamos os outros e, principalmente, do nosso coração, afinal, como diz a Bíblia aquilo que está no nosso coração transparece em nossa face (Pv 15:13). Você é uma princesa e precisa agir como uma e deixar que assim os outros vejam o brilho de Jesus em você. Vamos mostrar que essa imagem que muitas emissoras de TV mostram são falsas, de que uma mulher que é crente tem que ser oprimida e mal acabada. Não! Nós que temos o Senhor em nossos corações somos as mulheres mais lindas da terra! rsrs.  Escolhi essa imagem pro post pois demonstra isso, uma mulher que apesar de ser idosa, reflete uma linda jovem.

Beijinhos e feliz 2013 para todas!!!