quarta-feira, 19 de junho de 2013

À Beira do Caminho

Mateus 20:29-34


No versículo 30 diz que dois cegos estavam sentados a beira do caminho. Tudo na Palavra de Deus tem um propósito para estar lá. Esses cegos sentados à beira do caminho demonstram uma realidade espiritual de muitos cristãos. Mas, o que significa estar à beira do caminho?
Estar à beira do caminho é estar fora do caminho correto, fora da estrada, da rota. Sabemos que Jesus é o Caminho (João 14:6) e não há nenhum outro caminho que nos leve ao Pai senão o próprio Jesus. Então, estar no Caminho é estar em Cristo, e estar à beira do caminho é estar, digamos que, “quase lá”.
Trata-se daquelas pessoas que são simpatizantes ao evangelho, pessoas que até frequentam cultos, células, grupos, ouvem louvores  e até mesmo se dizem “crentes”, mas na verdade ainda não estão no Caminho. Fala-nos também daqueles irmãos e irmãs que realmente nasceram de novo, tiveram uma experiência com Cristo, no entanto, andam como ovelhas “desgarradas”, andam fora da vontade perfeita do Pai. Essa situação pode parecer “tranquila”, afinal, você pode pensar “pelo menos fulano vai a Igreja, ouve a palavra” etc. No entanto ela não é nada tranquila. Vamos ver o que a Bíblia nos diz sobre estar nessa situação:

1-Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam uma rede à beira do caminho; puseram-me armadilhas.” (Salmos 140:5) À beira do caminho é um lugar de ciladas do inimigo. É um lugar onde o inimigo facilmente o enganará, o persuadirá a abandonar Deus e Seus caminhos. É um lugar onde muitos tropeçam, muitos fraquejam e caem facilmente. No entanto, quem está no Caminho não tropeça, não fraqueja, porque ao mesmo tempo em que Jesus é o Caminho Ele também é o Guia desse caminho. Ele mesmo guarda e direciona os passos daqueles que re al men te estão nEle.
Toda vez que você se sentir tentado a abandonar Deus, ou até mesmo tropeçar, significa que você em algum momento da caminha saiu do Caminho, Saiu do centro da vontade de Deus. A Bíblia diz que aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião: não se abalam! Se você permanecer no Caminho, em Cristo, você não será abalada minha irmã!

2- Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho. (Mateus 13:19). À beira do caminho também é um lugar aonde o maligno vem para roubar. Sabemos que satanás veio para roubar, matar e destruir (João 10:10) mas Jesus veio para nos dar vida, e vida em abundancia! Aleluia! Se você andar no Caminho, em linha com o trono de Deus, o maligno não poderá mais roubar nada de você, não roubará sua integridade, sua alegria, sua paz, seu descanso, nada!

3- Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: "Nunca mais dê frutos! " Imediatamente a árvore secou. (Mateus 21:19). Os que estão à beira do caminho não frutificam! Se você vive essa vida “quase lá e quase cá” certamente você não verá os frutos de Deus na sua vida. Será aquele tipo de pessoa que entra ano e sai ano e não vê nada mudando, sempre com as mesmas dificuldades e problemas. Mas, aqueles que estão no Caminho, frutificam. Veem as coisas sendo transformadas por Deus, são pessoas que tem um rumo, um foco na vida, pois os encontraram em Deus.

4- À beira do caminho é um lugar de exclusão. Aqueles dois cegos estavam sentados à parte de toda aquela multidão que seguia Jesus, de toda aquela gente que passava por aquele lugar todos os dias. Eles podiam perceber pessoas indo e vindo, pessoas que tinham planos, projetos, focos, sonhos, e eles estavam ali, estagnados, excluídos. Muitos se sentem assim, até mesmo dentro da igreja. É muito ruim não ter sonhos, não conhecer o propósito de Deus para sua vida. 
Talvez você até mesmo saiba o propósito “geral” de Deus para você: fazer de você um filho dEle, morada dEle, segundo a Sua Imagem e Semelhança, ser Sua igreja, Sua casa aqui na terra. No entanto, Deus também tem um propósito específico para sua vida. Ele tem sonhos e planos que são somente para você. Você os conhece? Se não, talvez esteja na hora de conhecê-los, e principalmente, vive-los.

No verso 34 diz que Jesus foi movido por compaixão e curou aqueles cegos. Jesus também sente o mesmo por você, que possa estar fora do caminho, excluído, perdido, sem norte, em meio a ciladas do inimigo. Da mesma forma que Ele restaurou a visão daqueles cegos, Ele pode e quer restaurar a Sua também.
Assim que aqueles cegos foram curados, a Bíblia diz que eles seguiram Jesus, isso mostra que eles então entraram no caminho!!! A consequência de ter os olhos abertos pelo Senhor é segui-Lo, é entrar no rumo certo.
Ore e peça que o Senhor abra os seus olhos espirituais, abra seu entendimento e seu coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário