terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Suas sentenças nos alegram!



Essa semana, em uma manhã, enquanto eu orava a Deus com o coração um pouco preocupado a cerca de algumas coisas que envolveriam o meu futuro, ouvi o meu Senhor me dizer um salmo, eu não sabia do que se tratava, então fui olhar em minha Bíblia. E encontrei esse versículo:

“Sião ouve e se alegra, e as cidades de Judá exultam, por causa das tuas sentenças, Senhor.
Pois tu, Senhor, és o Altíssimo sobre toda a terra! És exaltado muito acima de todos os deuses!
Salmos 97:8-9

Imediatamente acalmei o meu coração, pois entendi o que Deus quis falar comigo, que é o que vou compartilhar com vocês hoje.
Esse versículo começa dizendo que Sião (que também representa o povo de Deus, sua Igreja) se alegra por causa das sentenças de Deus. O que quer dizer isso? O salmista diz que as sentenças, que são as decisões de Deus, alegram o Seu povo. Isso me mostra que independente de qual seja o meu problema, a minha dúvida, insegurança ou medo, eu posso crer que a decisão, a sentença final, pertence ao Senhor! É Ele quem diz os últimos améns, ou melhor, Ele é o amém (Ap 3:14).
Então, não importa o que seja, entregue suas preocupações a Deus e creia que a última sentença é Dele, seu futuro pertence a Deus, Ele está no controle de todas as coisas e nada acontece sem a Sua permissão. E como diz no verso, as Suas sentenças alegram o Seu povo, ou seja, é o melhor para nós. Nós podemos descansar nEle, pois o Senhor luta por aqueles que O amam e O obedecem.

No verso 9 diz que Ele está acima de todos os deuses, Sua palavra está acima, Suas sentenças estão acima. Toda vez que o medo, a insegurança, a preocupação ou a dúvida baterem em seu coração, lembre-se disso: a última palavra é do Senhor Altíssimo! É maravilhoso e confortante saber que temos um Pai de Amor que tudo pode fazer e está acima de todas as coisas.
Não deixe também que Homens abalem sua fé, dizendo que não vai dar certo, que você não vai conseguir, que não tem mais jeito... Esses são os decretos do Homem, mas são os do Senhor que prevalecem, e o Seu povo, que O obedece, O ama e O busca irá se ALEGRAR diante de Sua justiça.

“Batam palmas os rios, e juntos, cantem de alegria os montes;
cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, com retidão.
Salmos 98:8-9

É certo que Ele vem, Ele vem julgar, Ele vem dar a última sentença, decreto e decisão. E Seu povo exultará nisso!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Fim do mundo?




Um dos assuntos mais comentados do momento é: o fim do mundo! Muitos (graças a Deus) não levam essa “profecia” a sério, no entanto, existem aqueles que estão com a “pulga atrás da orelha” sobre o assunto.

Primeiro precisamos esclarecer algo. Os nossos queridos e gentis Maias, nunca falaram que o mundo iria acabar no dia 21/12/12. Na verdade, o que nós não entendemos é que o calendário Maia não é como o nosso. Esse povo tinha o costuma de contar o tempo de forma circular, ao contrário de nós que contamos o tempo de forma linear. Sendo assim, o tempo deles é formado por ciclos, então, essa data apenas simboliza o término de um dos ciclos dos Maias e não o fim do mundo. Não se sabe ao certo como começou essa má interpretação do calendário Maia, mas vamos combinar que a mídia ganhou muito com esse equívoco...

Então, já que os Maias não falaram isso, o que será que a Bíblia fala então?

Na verdade o mundo não irá acabar, o que acabará é a morte e o mal:

E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (Apocalipse 21:1)

O Senhor promete, para aqueles que creram em Seu Filho Jesus, que irá “restaurar” a Terra, haverá um novo céu, uma nova Terra, uma Terra na qual não haverá mais o mal, a morte e o pecado. Será como era no princípio, no Éden... Então, após toda tribulação que acontecerá aqui, dos 1000 anos com Cristo Reinando, tudo se fará novo. A nova Jerusalém descerá dos céus (Ap 21:2).

Uma entrevista sobre o assunto no site do Globo Repórter diz: Em Tortuguero, no México, encontramos um registro misterioso: o fim do calendário, a volta de deuses a Terra. “Nesse monumento, existe uma inscrição que diz respeito à volta, ao retorno de algumas divindades maias, mas especificamente não fala de um fim de mundo”, declara Alexandre Navarro”

É interessante o assunto, pois, de acordo com os maias, esse ciclo deles irá terminar no dia 21/12/12 porque alguns de seus deuses irão “voltar a terra”. Então, antes que alguém diga que Jesus irá voltar no dia 21, vamos ver o que a Palavra de Deus diz:

"Quanto a esse dia e essa hora, ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho. Somente o Pai é quem sabe". (Mateus 24:36)

Aqui podemos ver claramente que Jesus afirma que nem mesmo Ele sabe quando irá voltar, quando acontecerá o dia do juízo. 


“Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.” (2Tm 4:8)

E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Ap 22:17)

Nossa esperança tem que está naquele que vive eternamente: Cristo Jesus!

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Uma raiz perigosa




“Israel pecou. Violaram a aliança que eu lhes ordenei. Eles se apossaram de coisas consagradas, roubaram-nas, esconderam-nas, e as colocaram junto de seus bens.
Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos; fogem deles porque se tornaram merecedores da sua destruição. Não estarei mais com vocês, se não destruírem do meio de vocês o que foi consagrado à destruição.
Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem.
(Josué 7:11-13)

Depois de vivenciar uma grande vitória em Jericó, Israel foi para mais uma batalha, foi conquistar uma cidade chamada Ai. No entanto, essa cidade era bem menor que Jericó, de forma que não apresentava “muito perigo” aos israelitas (v.3). Porém, para a surpresa deles, Israel foi humilhado e derrotado naquela batalha.

E qual foi o motivo? A raiz da derrota de Israel foi somente uma: o pecado.
Deus ordenou que não pegassem as coisas consagradas em Jericó (Js 6:18), mas Acã se apossou de alguns objetos, trazendo derrota e destruição para Israel (7:1). Israel pecou, pois desobedeceu a Deus.

Isso também pode acontecer conosco. Quando “escondemos” pecados, guardamos “objetos” de destruição, dessa forma não adianta orarmos e lutarmos, o inimigo irá vencer.
A única forma de vencê-lo é fazer o que o Senhor diz no verso 13: temos que confessar esses pecados e retirá-los de nossa vida.

No último post falei um pouco sobre algumas raízes que podem ser invisíveis aos nossos olhos, porém, são as causas de muitos problemas visíveis. O pecado pode ser uma dessas raízes, provavelmente, a pior delas. O pecado não confessado pode ser essa raiz invisível que tem causado tantos problemas e dificuldades em sua vida. Israel tinha tudo para vencer, mas, não venceu, porque antes eles precisavam se arrepender, confessar o pecado e retirar a raiz dele do seu meio.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Raízes



Os problemas visíveis são apenas como folhas, galhos e troncos de uma árvore. Já as verdadeiras causas são menos aparentes, difíceis de detectar e entender. Porém, a única razão dos problemas visíveis existirem é a raiz que os alimenta. Se não houvesse raiz, a árvore não existiria.
Muitas vezes passamos por problemas e dificuldades no dia a dia, e não sabemos o “porquê” de tal coisa. “Por que isso está acontecendo? Por que fulano é assim? Por que beltrano fez isso?”
Uma das formas de entender alguns desses porquês é identificar a raiz do problema.
Por exemplo, há alguns dias vivenciei uma situação que me fez lembrar essas “raízes”. Uma colega de faculdade chegou atrasada em um evento da turma e acabou atrasando todos também, pois deixou para fazer algumas coisas de última hora, coisas que tivemos umas 2 semanas para fazer. Aparentemente, o óbvio seria culpá-la ou taxá-la de irresponsável, afinal, ninguém mandou deixar as coisas para última hora, né? Pois é... Mas me lembrei das raízes e me perguntei “qual será a raiz desse descuido dela?”, e comecei a pensar em diversas possibilidades, como: trabalho demais, problemas na família, problemas de saúde, falta de dinheiro... Enfim, consegui refletir sobre aquela situação e dessa forma não a julguei, não a culpei, apenas a compreendi (apesar de não saber exatamente o motivo). Muitos podem pensar “é muita ingenuidade da sua parte” ou “isso é ser boba, temos que ser espertos”. Perdoe-me se você pensa assim, mas para mim isso é ser apenas inteligente.

Ou seja, em tudo em nossa vida há uma raiz. Se alguém te tratou mal, foi grosso ou mal educado, há uma raiz para isso. Talvez possa ser um problema pessoal, uma TPM (nós sabemos bem como é essa raiz...), essa pessoa pode estar chateada com você ou simplesmente acordou em um mau dia. Ou não é nada disso, essa raiz pode ser mais profunda. Essa pessoa pode ser grossa, fria, fechada, porque ela aprendeu a ser assim. Aprendeu como? Com os pais, com os avós, com os irmãos...
Entender isso é muito importante para manter um bom relacionamento com quem quer que seja, mas, principalmente, com um parceiro. Muitas pessoas se casam ou entram em relacionamentos sérios, sem conhecer a bagagem da pessoa. Com isso não entendem as raízes de muitas de suas atitudes. Por isso que o diálogo aberto e sincero é tããão importante entre os casais. Quando você descobrir a raiz dos problemas no relacionamento, entenderá porque seu parceiro e você mesmo fazem o que fazem. A luta contra as folhas e os galhos dos problemas diminuirá.  Afinal, não adianta ficar lutando contra aquele problema “visível” sem procurar conhecer a sua parte “invisível” aos olhos.

Tudo em nossa vida, inclusive nosso comportamento, depende de como olhamos, para onde olhamos, e como interpretamos o que olhamos.

Não posso deixar de dizer que dependemos completamente do nosso Pai Celestial para discernimos essas raízes, que muitas vezes podem ser espirituais. Aprenda a olhar para as situações com os olhos do Espírito de Deus e reflita sobre elas com a mente de Cristo.

[Minhas reflexões baseadas em alguns textos do livro “Casamento Blindado – Ricardo e Cristiane Cardoso”]


sábado, 15 de dezembro de 2012

Dicas de etiqueta: Facebook.



Olá amadas!
O site http://www.dicasdeetiqueta.com.br/ é um site dedicado somente para falar sobre “dicas de etiqueta”, é muito interessante e vale a pena dar uma conferida.

Aqui estão algumas dicas de etiqueta no Facebook:

 1) Antes de marcar alguém em alguma foto, peça permissão. Afinal, nunca sabemos se a pessoa vai querer se expor naquela situação.
2) Se você precisa dar um recado a alguém, cobrar ou até mesmo relembrar algum caso, faça por mensagem privada. Nem sempre a pessoa marcada no post gostaria de compartilhar essas informações com todos os amigos da rede.
3) Cuidado ao compartilhar correntes, vídeo, fotos e textos prontos. Você pode estar entupindo a timeline de seu amigo com coisas repetidas, além de ser tachado de chato ou sem opinião. Tenha critério ao republicar conteúdos.
4) Evite postar informações irrelevantes sobre o seu dia a dia. Se expor sem necessidade pode soar egocêntrico da sua parte, além de, mais uma vez, encher a timeline de seus colegas com conteúdos pouco interessantes.
5) Tenha cuidado ao expor suas opiniões, especialmente sobre assuntos polêmicos. Lembre-se que, diferente de uma discussão ao vivo, suas palavras serão armazenadas por muito tempo e, se você for grosso ou mal educado, todos vão se lembrar disso com frequência.
6) Jogos e aplicativos são legais, mas pare de ficar mandando convite para esse tipo de coisa dentro da rede social. Cada um tem suas preferências e, provavelmente, já deve conhecer algum joguinho que o agrade.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Relacionamentos saudáveis! (Parte II)



Mulheres inteligentes possuem relacionamentos saudáveis! (Parte II - última)

Continuação das Leis fundamentais de uma relação saudável, que são baseadas no livro “Mulheres Inteligentes, relações saudáveis” do Augusto Cury – recomendo!

4) A arte de agradecer:  A arte de agradecer previne psicopatas, realça a sensibilidade, estimula a arte de se colocar no lugar dos outros, alicerça a generosidade e fundamenta o altruísmo (Augusto Cury). 
Infelizmente, agradecer tem sido uma atitude que praticamos pouco hoje. Entramos em lojas, padarias, bares, escolas, faculdades, lidamos com professores, líderes, discípulos, serventes, chefes etc., mas quantas vezes falamos “obrigada” por dia? Agradecer é bom, bonito, agradável, faz parte das regras de etiqueta e bons costumes, enfim, precisamos agradecer.
Esses dias ouvi um testemunho, da cantora e pastora Ana Paula Valadão, no qual ela contava que sempre que seus filhos lhe pediam um favor, e ela os atendia, ela tinha que “lembrá-los” de dizer “obrigada mãe!”. Até que um dia ela percebeu, que sempre que ela pedia algo para eles, e eles obedeciam, ela mesma não os agradecia. A partir daí ela começou a agradecê-los também. Ou seja, seja um exemplo daquilo que espera dos outros.

Quer um mega exemplo de pessoa que agradece?

Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11:25)
“E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;” (Mateus 26:27)


Jesus, o nosso Mestre, agradecia. Por que faríamos diferente? Antes de agradecer a qualquer pessoa, temos que nos lembrar de agradecer ao nosso Deus, por tudo. Pela vida, pela cruz, pela graça, pelo amor...

5) A arte de dialogar: Dialogar é cruzar mundos, penetrar na intimidade, segredar experiências. Dialogar é algo pouco praticado por muitas pessoas, principalmente por casais. É algo que vai além de uma simples conversa, vai além de falar sobre coisas ‘superficiais’. Dialogar é compartilhar sentimentos profundos com quem ama. É contar seus medos, anseios, dúvidas, alegrias e desejos. No entanto, é necessário também, saber ouvir. Quem não aprende a ouvir jamais saberá dialogar. E ouvir é, principalmente, colocar-se no lugar do outro.
Precisamos aprender a sermos transparentes e sinceras no diálogo com nossos cônjuges, pais, líderes, pastores e com nossos amigos. Precisamos também aprender a ouvi-los, ouvir nossos discípulos, amigos, pais, e quem mais estiver precisando de nossa atenção.

Porém, o pior erro que podemos cometer em termos de ‘dialogar’, é deixarmos de fazê-lo com o nosso Pai Celestial.
Conheço muitas pessoas que provavelmente nunca tiveram uma conversa ‘franca e íntima’ com Deus. Tudo bem que podem pensar ‘mas Ele já sabe tudo’, sim Ele sabe, mas também quer ouvir você dizer. 
Aprender a conversar com Deus, abrir o coração para Ele, é o primeiro passo para aprendermos a nos comunicar com os outros.

Jesus “gastava” tempo falando e ouvindo o Pai, e falando e ouvindo os homens.

6) A arte de autodialogar: Falar consigo mesmo não é loucura. Loucura é ficar mudo diante das mazelas que transitam em nossa mente. Precisamos aprender a conversar com nós mesmas também. Sabemos que hoje somos extremamente bombardeadas por todos os lados: mídia, más influências, setas do maligno... Enfim, sabemos que a nossa mente é um campo de batalha. E nós, como guerreiras, temos que estar vigilantes e batalhando o tempo todo.
Por que meninas magras se sentem gordas? E por que meninas gordas se sentem como um monstro? Porque alguém colocou isso na cabeça delas, e elas deixaram. E não conseguem mais enxergar que são lindas, e que a verdadeira beleza delas se encontra em seus corações.

Nós precisamos combater todo e qualquer pensamento estranho e ameaçador que aparecer em nossas mentes. Sempre os questione, como: Isso é mesmo verdade? Por que estou pensando isso? O que a Bíblia diz a respeito disso?
Busque a verdade na Bíblia, em Deus, e não deixe que o diabo coloque mazelas na sua mente.

Tenha um bom relacionamento consigo mesma, e isso irá transformar todos os seus relacionamentos.
"O coração alegre aformoseia o rosto." (Provérbios 15:13)

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

Relacionamentos saudáveis! (Parte I)




Mulheres inteligentes possuem relacionamentos saudáveis! (Parte I)

Há pouco tempo eu terminei de ler o livro “Mulheres inteligentes, relações saudáveis”, do Augusto Cury, que recomendo a todas lerem. Aprendi muitas coisas interessantes que me edificaram, não somente para um relacionamento com um cônjuge, mas também, com amigos, pais etc.

Vou postar hoje as Leis fundamentais de uma relação saudável, baseadas no livro:

1) O poder do elogio: Uma mulher inteligente deve economizar críticas, mas jamais deveria economizar elogios (Augusto Cury). 
O elogio tem um poder incrível de arrancar sorrisos de lábios que há muito tempo não sorriam, de aquecer corações frios. Para elogiar, você não precisa mentir. Afinal, por pior que sejam os defeitos de alguém, certamente essa pessoa tem, pelo menos, UMA qualidade, não é? Invista nessas qualidades então. Tudo depende do seu ponto de vista. Elogie seus amigos, seus pais, seus parentes, suas discípulas, os diáconos da sua igreja, as crianças, seus líderes e pastores, honrem essas vidas com palavras.  
Elogie também aquelas pessoas que não conhece, pois, podem estar carentes de elogios e esgotadas de críticas. Como por exemplo, um garçom, uma faxineira, um porteiro, uma atendente de loja... Enfim, deixe Deus usar seus lábios!
Olha só o que diz a Palavra de Deus: “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz cura” (Provérbios 12:18); e “As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos” (Provérbios 16:24).
Conseguem enxergar o poder de cura que pode haver em suas palavras?

2) Investimento em sonhos – torcer pelo outro: Investir nos sonhos e torcer por quem amamos é essencial. Muitas vezes somos superficiais, pensamos que conhecemos os sonhos de nossos íntimos, mas frequentemente conhecemos apenas seus desejos. Desejos são intenções rápidas, sonhos são projetos de vida. Se você nunca perguntou quais são os sonhos mais profundos das pessoas que ama, provavelmente nunca entrou nos espaços secretos de sua personalidade (Augusto Cury).
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.” (Eclesiastes 4:9). Eu posso dizer também que é melhor sonhar com alguém, do que sonhar sozinho. A recompensa certamente é maior!
É tão bom quando alguém acredita em nossos sonhos, dá importância aos nossos planos e projetos. No entanto, pode ser ‘destruidor’ quando alguém subestima os nossos sonhos. Incentive quem está ao seu redor a permanecer firme nos seus sonhos, diga que acredita nessa pessoa e ora pelos projetos dela!

3) A arte de surpreender: Quer fazer a diferença real na vida de quem ama? Saia do lugar-comum. Dizer algo maravilhoso para quem acaba de receber um Oscar ou um Grammy não produzirá um alto volume emocional, será algo já esperado. No entanto, se disser algo fascinante num dia normal, gerará uma emoção inesquecível. Surpreenda as pessoas, não só as que ama, que fazem parte da sua vida, mas todas que for possível. Surpreenda com suas atitudes, agindo de forma inesperada. Quando alguém te dá aquele fora, é grosso ou frio com você, o que será que essa pessoa está esperando de volta? No mínimo, que você faça o mesmo ou que fique muito brava. No entanto, você é uma princesa, que edifica vidas, que surpreende, e manda de volta para essa pessoa um simples “me perdoe”, “você tem razão” (mesmo quando não tem), com certeza você irá marcar essa pessoa positivamente.

Porque para Deus somos o aroma de Cristo...” (2Corintios 2:15)
Você é o aroma de Cristo mulher! Você é diferente e especial!

Qual o "porquê" do hímen?



Alguém já se questionou alguma vez do porque que nós, mulheres, temos o hímen? Eu confesso que nunca tinha pensando nisso, até que li essa frase na capa de um livro. Fiquei muito curiosa, claro, e logo peguei o e-book para ler. Quando li, entendi o que a autora quis dizer. Achei muito interessante a reflexão da autora Shelia Cooley sobre o assunto.

Olhem só o que ela diz:

“O hímen possui uma perfuração central que geralmente é rompida durante o primeiro ato sexual. Uma vez rompido, torna-se um anel de tecido em volta da abertura da vagina. Você já parou para perguntar por que Deus colocou-o na mulher? Mesmo depois de pesquisar em muitos livros de Medicina e conversar com vários médicos, fui incapaz de encontrar uma razão clínica para o hímen. Por que ele está lá? É sim­plesmente para deixar alguém saber se uma mulher é virgem ou não?
No Antigo Testamento, um casamento era consumado na noite de núpcias quando os convidados e anciãos ainda estavam presentes. A noiva trazia com ela um lençol da cama e, quando ocorria a cópula, o rompimento da membrana derramava sangue sobre ele. Este era, então, levado aos pais e anciãos como prova de sua virgindade. Esse lençol era guar­dado por toda a vida dela, como um sinal de pureza, para que ela não pudesse ser repudiada (divorciada) por não ser uma virgem. (Deuteronômio 22.13-21)
Quando um marido e sua esposa se deitam juntos pela primeira vez, o hímen se rompe. Quando isso acontece, há um fluxo de sangue incorrupto: o sinal da virgindade. Uma razão para isso é que se trata do símbolo da aliança que nós temos com Deus Pai, por meio do sangue derramado de Jesus Cristo. Quando um homem deixa a aliança de nascimento com seu pai e sua mãe e relaciona-se com sua mulher pela primeira vez, a ruptura do hímen é a nova aliança de sangue que ele estabelece com sua mulher. Tal aliança estabelece direitos entre os dois. O sangue de Jesus estabelece direitos entre Deus Pai e a pessoa que nasce de novo.
O sangue do rompimento, sendo incorrupto, é recebido pelo Pai como a primícia do casamento. O sangue é a vida da carne e quando dizimado.

Interessante a argumentação da autora. Vi através dela mais uma prova da importância do sexo praticado apenas entre o casal, devidamente "casado". 
No decorrer do livro, Cooley fala um pouco sobre as mulheres que, no seu tempo de ‘ignorância’, tiveram relações sexuais antes do casamento e com diversos parceiros. Ela diz que essas mulheres precisam orar, quebrar toda ligação emocional com o passado e crer que o sangue de Jesus nos torna puras outra vez, ao nos perdoar e apagar nosso tempo vivido nas trevas. 

E vocês, o que acham? Concordam?

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Esmurrando o corpo



"Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar Cooperador com ele. Não sabeis vós, que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo, e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado". 
(I Coríntios 9:23-27).

Paulo não era um ascético e ao escrever esse versículo ele não estava afirmando que o nosso corpo é um estorvo para nós, do qual devemos nos desfazer, e muito menos que ele é a fonte do mal. Muito pelo contrário, nessa mesma carta ele diz que o nosso corpo é templo do Espírito Santo, habitação de Deus.

Paulo começa dizendo no versículo 24 "Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis". Paulo mostra que nem todos os que entram na corrida são vencedores, e exorta os cristãos a correrem de tal maneira que  possam vencer. Mas como isso pode ser feito? Como podemos alcançar o prêmio? Ele usa uma analogia com os jogos olímpicos para explicar. No versículo 25 ele diz "Todo atleta em tu­do se domina”. Paulo enfatiza a autodisciplina por parte do atleta. Antes dos jogos e durante, os competidores não podem fazer o que querem, nem comerem o que querem. Quem é atleta e pratica algum esporte, sabe bem disso... E quando entram na corrida, na competição, fortes regras têm que ser obedecidas, caso contrário, serão desqualificados.

Isso também vale para nós, princesas, edificadoras, mulheres de Deus. Muitas vezes queremos tudo agora e da nossa forma. Nossa carne e nossa alma tem muitos desejos. Mas, estamos nessa corrida, portanto, precisamos “nos dominar”, e não deixar que o nosso corpo e nossas vontades nos dominem.

Por exemplo, quantas vezes nós sabemos que precisamos ler a Bíblia, que é o nosso alimento espiritual diário, sabemos que precisamos orar, mas... Bate aquela preguicinha? Bate aquela vontade de ficar somente na frente do computador, heim? Quem nunca sentiu isso que atire a primeira pedra (rsrs). No entanto, aprendemos com Paulo que para sermos vencedoras precisamos dominar o nosso corpo, ter disciplina.

E o jejum? Hum, isso realmente é uma luta travada contra nossa carne, mas, é importante para nossa vida espiritual. Por mais que seja difícil e doa as vezes, esses são sacrifícios que fazemos para estarmos mais ligadas em Deus. Acordar cedo para ir à cultos, reuniões, ensaios, sair de casa justo no horário do programa que gostamos só para chegarmos na hora certa ao culto, largar programação do sábado para ir à célula. Enfim, isso é esmurrar o corpo.

A boa notícia é que, como Paulo diz nos versículos 25 e 26, nós não fazemos estas coisas para ganhar uma coroa que logo perece, como os atletas, mas a coroa que iremos ganhar é eterna! E também, não corremos sem alvo, não golpeamos o ar, mas temos um alvo, um objetivo, uma razão: JESUS!

Aleluia! Que todas sejam edificadas para serem vencedoras nessa corrida!

[Extraído do livreto: Esmurrando o corpo – Watchman Nee]

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Primeiro Post!




Bem vinda ao blog das Edificadoras!

“Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos.

(Provérbios 14:1)


A ideia veio quando, em uma manhã de um dia comum, eu estava orando buscando em Deus uma palavra para levar em um discipulado, eu já tinha algumas ideias em mente, até quando Deus falou fortemente ao meu coração esse versículo. O Espírito Santo, naquele dia, me ensinou um pouco sobre a mulher sábia, que como diz o versículo, ela edifica a sua casa. Mas, que casa? A sua família? Sim! O seu lar? Sim! Seus filhos e marido? Sim, claro! Mas só? Não!

A mulher sábia também se preocupa em edificar a casa de Deus! Que sabemos que hoje é a Igreja, somos nós!

Edifiquemo-nos, edifiquemos umas as outras!