sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Relacionamentos saudáveis! (Parte II)



Mulheres inteligentes possuem relacionamentos saudáveis! (Parte II - última)

Continuação das Leis fundamentais de uma relação saudável, que são baseadas no livro “Mulheres Inteligentes, relações saudáveis” do Augusto Cury – recomendo!

4) A arte de agradecer:  A arte de agradecer previne psicopatas, realça a sensibilidade, estimula a arte de se colocar no lugar dos outros, alicerça a generosidade e fundamenta o altruísmo (Augusto Cury). 
Infelizmente, agradecer tem sido uma atitude que praticamos pouco hoje. Entramos em lojas, padarias, bares, escolas, faculdades, lidamos com professores, líderes, discípulos, serventes, chefes etc., mas quantas vezes falamos “obrigada” por dia? Agradecer é bom, bonito, agradável, faz parte das regras de etiqueta e bons costumes, enfim, precisamos agradecer.
Esses dias ouvi um testemunho, da cantora e pastora Ana Paula Valadão, no qual ela contava que sempre que seus filhos lhe pediam um favor, e ela os atendia, ela tinha que “lembrá-los” de dizer “obrigada mãe!”. Até que um dia ela percebeu, que sempre que ela pedia algo para eles, e eles obedeciam, ela mesma não os agradecia. A partir daí ela começou a agradecê-los também. Ou seja, seja um exemplo daquilo que espera dos outros.

Quer um mega exemplo de pessoa que agradece?

Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. (Mateus 11:25)
“E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;” (Mateus 26:27)


Jesus, o nosso Mestre, agradecia. Por que faríamos diferente? Antes de agradecer a qualquer pessoa, temos que nos lembrar de agradecer ao nosso Deus, por tudo. Pela vida, pela cruz, pela graça, pelo amor...

5) A arte de dialogar: Dialogar é cruzar mundos, penetrar na intimidade, segredar experiências. Dialogar é algo pouco praticado por muitas pessoas, principalmente por casais. É algo que vai além de uma simples conversa, vai além de falar sobre coisas ‘superficiais’. Dialogar é compartilhar sentimentos profundos com quem ama. É contar seus medos, anseios, dúvidas, alegrias e desejos. No entanto, é necessário também, saber ouvir. Quem não aprende a ouvir jamais saberá dialogar. E ouvir é, principalmente, colocar-se no lugar do outro.
Precisamos aprender a sermos transparentes e sinceras no diálogo com nossos cônjuges, pais, líderes, pastores e com nossos amigos. Precisamos também aprender a ouvi-los, ouvir nossos discípulos, amigos, pais, e quem mais estiver precisando de nossa atenção.

Porém, o pior erro que podemos cometer em termos de ‘dialogar’, é deixarmos de fazê-lo com o nosso Pai Celestial.
Conheço muitas pessoas que provavelmente nunca tiveram uma conversa ‘franca e íntima’ com Deus. Tudo bem que podem pensar ‘mas Ele já sabe tudo’, sim Ele sabe, mas também quer ouvir você dizer. 
Aprender a conversar com Deus, abrir o coração para Ele, é o primeiro passo para aprendermos a nos comunicar com os outros.

Jesus “gastava” tempo falando e ouvindo o Pai, e falando e ouvindo os homens.

6) A arte de autodialogar: Falar consigo mesmo não é loucura. Loucura é ficar mudo diante das mazelas que transitam em nossa mente. Precisamos aprender a conversar com nós mesmas também. Sabemos que hoje somos extremamente bombardeadas por todos os lados: mídia, más influências, setas do maligno... Enfim, sabemos que a nossa mente é um campo de batalha. E nós, como guerreiras, temos que estar vigilantes e batalhando o tempo todo.
Por que meninas magras se sentem gordas? E por que meninas gordas se sentem como um monstro? Porque alguém colocou isso na cabeça delas, e elas deixaram. E não conseguem mais enxergar que são lindas, e que a verdadeira beleza delas se encontra em seus corações.

Nós precisamos combater todo e qualquer pensamento estranho e ameaçador que aparecer em nossas mentes. Sempre os questione, como: Isso é mesmo verdade? Por que estou pensando isso? O que a Bíblia diz a respeito disso?
Busque a verdade na Bíblia, em Deus, e não deixe que o diabo coloque mazelas na sua mente.

Tenha um bom relacionamento consigo mesma, e isso irá transformar todos os seus relacionamentos.
"O coração alegre aformoseia o rosto." (Provérbios 15:13)

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:37)

Nenhum comentário:

Postar um comentário