sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Relacionamentos saudáveis! (Parte I)




Mulheres inteligentes possuem relacionamentos saudáveis! (Parte I)

Há pouco tempo eu terminei de ler o livro “Mulheres inteligentes, relações saudáveis”, do Augusto Cury, que recomendo a todas lerem. Aprendi muitas coisas interessantes que me edificaram, não somente para um relacionamento com um cônjuge, mas também, com amigos, pais etc.

Vou postar hoje as Leis fundamentais de uma relação saudável, baseadas no livro:

1) O poder do elogio: Uma mulher inteligente deve economizar críticas, mas jamais deveria economizar elogios (Augusto Cury). 
O elogio tem um poder incrível de arrancar sorrisos de lábios que há muito tempo não sorriam, de aquecer corações frios. Para elogiar, você não precisa mentir. Afinal, por pior que sejam os defeitos de alguém, certamente essa pessoa tem, pelo menos, UMA qualidade, não é? Invista nessas qualidades então. Tudo depende do seu ponto de vista. Elogie seus amigos, seus pais, seus parentes, suas discípulas, os diáconos da sua igreja, as crianças, seus líderes e pastores, honrem essas vidas com palavras.  
Elogie também aquelas pessoas que não conhece, pois, podem estar carentes de elogios e esgotadas de críticas. Como por exemplo, um garçom, uma faxineira, um porteiro, uma atendente de loja... Enfim, deixe Deus usar seus lábios!
Olha só o que diz a Palavra de Deus: “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz cura” (Provérbios 12:18); e “As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos” (Provérbios 16:24).
Conseguem enxergar o poder de cura que pode haver em suas palavras?

2) Investimento em sonhos – torcer pelo outro: Investir nos sonhos e torcer por quem amamos é essencial. Muitas vezes somos superficiais, pensamos que conhecemos os sonhos de nossos íntimos, mas frequentemente conhecemos apenas seus desejos. Desejos são intenções rápidas, sonhos são projetos de vida. Se você nunca perguntou quais são os sonhos mais profundos das pessoas que ama, provavelmente nunca entrou nos espaços secretos de sua personalidade (Augusto Cury).
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.” (Eclesiastes 4:9). Eu posso dizer também que é melhor sonhar com alguém, do que sonhar sozinho. A recompensa certamente é maior!
É tão bom quando alguém acredita em nossos sonhos, dá importância aos nossos planos e projetos. No entanto, pode ser ‘destruidor’ quando alguém subestima os nossos sonhos. Incentive quem está ao seu redor a permanecer firme nos seus sonhos, diga que acredita nessa pessoa e ora pelos projetos dela!

3) A arte de surpreender: Quer fazer a diferença real na vida de quem ama? Saia do lugar-comum. Dizer algo maravilhoso para quem acaba de receber um Oscar ou um Grammy não produzirá um alto volume emocional, será algo já esperado. No entanto, se disser algo fascinante num dia normal, gerará uma emoção inesquecível. Surpreenda as pessoas, não só as que ama, que fazem parte da sua vida, mas todas que for possível. Surpreenda com suas atitudes, agindo de forma inesperada. Quando alguém te dá aquele fora, é grosso ou frio com você, o que será que essa pessoa está esperando de volta? No mínimo, que você faça o mesmo ou que fique muito brava. No entanto, você é uma princesa, que edifica vidas, que surpreende, e manda de volta para essa pessoa um simples “me perdoe”, “você tem razão” (mesmo quando não tem), com certeza você irá marcar essa pessoa positivamente.

Porque para Deus somos o aroma de Cristo...” (2Corintios 2:15)
Você é o aroma de Cristo mulher! Você é diferente e especial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário